Pular para o conteúdo


Bolsas de Estudo

O CEPVIDA possui um compromisso com a democratização do conhecimento, de forma que, em todas as suas atividades pagas serão oferecidas bolsas para participantes que não possuam os meios financeiros.

O processo de solicitação e seleção de bolsas para os cursos de 2023 iniciará em novembro de 2022. 


Regras para o
oferecimento de
bolsas de estudo

Cada curso terá um total 30% das vagas destinadas à bolsa (integral ou parcial de acordo a demanda).

Os 30% de vagas para bolsa integrais ou parciais correspondem a: 15% das vagas doadas integralmente para ONGs e/ou entidades sem fins lucrativos que possuam projetos sociais nos quais os conhecimentos desenvolvidos nos cursos possam ser aplicados diretamente em benefício da nossa coletividade; e 15% das vagas destinadas a bolsas integrais ou parciais (a depender da razão entre inscrições pagantes e demanda por bolsas), que serão avaliadas e aplicadas pela nossa diretoria de impacto social, conforme critérios abaixo.

Finalidade:

A distribuição de bolsas nos cursos do CEPVIDA terá a finalidade de favorecer a formação de multiplicadores, que possam transmitir o que aprenderam nos cursos em suas instituições e comunidades e promover o maior impacto social possível. Além disso, poder alcançar pessoas que tenham interesse em aprender e aprimorar estratégias de potencialização da vida e que apresentem condição incompatível no momento para investir financeiramente num processo formativo.

A quem se destinam:

1) Até 15% do número de vagas na forma de bolsas integrais para pessoas que trabalham em uma ou mais instituições que já realizam intervenções que beneficiam a coletividade e/ou que operem dentro da temática a ser abordada no curso.

2) Até 15% do número de vagas na forma de bolsas destinadas, de forma parcial ou integral, a profissionais que tenham envolvimento com projetos e ações de cunho social e/ou comprometidos com a transformação das vidas das pessoas com as quais trabalham.

Condições para concorrer às bolsas e critérios de seleção:

Instituições parceiras:

1) Terão prioridade as instituições parceiras cujo trabalho realizado e/ou a necessidade identificada estejam diretamente vinculados ao tema do curso.

2) Em caso de empate, as vagas serão divididas entre elas instituições, para garantir o maior número de multiplicadores.

3) A distribuição das bolsas (15%) para duas ou mais instituições pode se dar de forma proporcional ao número de profissionais envolvidos em cada uma ou por sorteio.

Instituições que não têm parceria com o CEPVIDA:

Poderão concorrer às vagas remanescentes, caso as vagas disponíveis não tenham sido aproveitadas por pessoas das instituições parceiras. Precisarão demonstrar impacto social do trabalho realizado e justificar o interesse e confirmar a disponibilidade de formação de multiplicadores para a transmissão dos conhecimentos obtidos no curso junto à comunidade.

Profissionais que requeiram bolsas parciais ou integrais

É importante que cumpram dois critérios:

1) Encaminhamento de declaração de impossibilidade de pagamento total ou parcial do valor do curso;

2) Firmação de compromisso de transmissão e multiplicação do conhecimento adquirido para outras pessoas, de forma a assegurar o impacto social promovido por sua participação no curso.

Observação: em função dos valores compartilhados pelos membros do CEPVIDA, não serão solicitados encaminhamentos de comprovantes de renda ou de cumprimento dos compromissos firmados ao receberem a(s) bolsas, seja aos profissionais ou aos responsáveis pelas instituições, assim, contaremos com o bom senso e a consciência das pessoas que se candidatarem às vagas de bolsa, contribuindo para a criação de uma rede colaborativa e empenhada na transformação das realidades e na eliminação das desigualdades.

Forma de inscrição para as bolsas:

Instituições:

1) Parceiras: não precisarão inicialmente se inscrever, pois já serão automaticamente consideradas como beneficiárias quando atenderem aos critérios acima elencados. Caso não atendam aos critérios acima, um responsável pela instituição parceira poderá preencher ao formulário de inscrição disponível às vagas institucionais e deverá aguardar contato do CEPVIDA.

2)  Instituições que não têm parceria firmada com o CEPVIDA: um responsável pela instituição preenche o formulário de inscrição disponível às vagas institucionais e aguarda contato do CEPVIDA.

Profissionais que requeiram bolsas parciais ou integrais: preencher formulário de solicitação de bolsa de estudos parcial ou total. Aguardar contato do CEPVIDA.